![Prevenção: Gestão visando acidente zero](http://escoladaprevencao.com/media/k2/items/cache/e2bf3b11df0b872112757f1c2fee6e32_L.jpg)
Por ser um desafio, as empresas atualmente buscam uma série de medidas eficazes visando minimizar e/ou eliminarem acidentes fatais. Não só por força de legislação, mas tendo em vista que a vida é o maior valor, empresas que apresentam dados estatísticos de ZERO ACIDENTE, conquistam brilhante reputação e credibilidade na mídia como corporações sólidas por investirem em saúde e segurança como pilares estratégicos.
Não diz o ditado que “investir em segurança não tem preço?” Pela natureza humana, é lógico que pequenos acidentes ocorrerão, mas quando se perde uma vida, todos saem perdendo, sobretudo a vítima e seus familiares.
ENVOLVIMENTO: As empresas atualmente têm desenvolvido campanhas de Gestão de Riscos de Acidentes Fatais. O foco dessas campanhas visa controlar todos os riscos que possam causar fatalidades eliminando-os ou reduzindo sua probabilidade. Como nenhuma empresa quer ter seu nome negativado nos índices estatísticos de fatalidades do INSS, algumas convidam empregados diretos e indiretos a se engajarem nessas Campanhas de Segurança, cuja participação de todos é fundamental ao sucesso do ZERO ACIDENTE FATAL.
ETAPAS: Primeiramente é relevante um diagnóstico para identificação dos riscos de fatalidades; e em segundo lugar a adoção de medidas de controle eficientes; e em terceiro lugar unir forças em prol da redução dos acidentes fatais, assim é possível um alto desempenho na Gestão dos Riscos de Fatalidades; e a etapa mais relevante: SEU COMPORTAMENTO SEGURO, PORQUE SUA ATITUDE FAZ MUITA DIFERENÇA NESSA GESTÃO! Não adianta várias campanhas da empresa, se você não tem ATITUDE PREVENTIVA, concorda?
EXEMPLOS PARA REFLEXÃO: Acidentes fatais com eletricidade têm revelado grande potencial de risco/morte e visando neutralizar essas fontes seguem algumas medidas de controle:
1- Garantia de proteções nos equipamentos e instalações para bloquear os riscos são mantidas em funcionamento adequado? Você em atividade tem plena consciência disso? Sabe-se de antecedentes com acidentes fatais quando houve omissão neste procedimento!
2- Garantia que os procedimentos definidos e relacionados aos riscos são cumpridos em sua plenitude. Você, eletricista, é disciplinado e obedece a essa norma em respeito à sua vida e de seu colega? Antecedentes de acidentes revelam que quando há falha nesse procedimento, o risco de fatalidade é certo!
3- Garantia que todos os envolvidos na tarefa fizeram APT; o eletricista com curso NR 10 atualizado? Nenhuma fase da segurança foi burlada? Todos em atividade foram treinados em RAC’s e aptos à tarefa? Antecedentes com fatalidades revelaram falhas em um das fases. PORTANTO, TODO CUIDADO É POUCO! SEJA DISCIPLINADO!
Enfim, para o sucesso na gestão do acidente zero com fatalidades em qualquer empresa, os seguintes passos são relevantes:
1- Adoção gerencial de ações preventivas;
2- Comportamento seguro do empregado sempre;
3- Envolvimento de todos com comunicação diária nos DDS;
4- Monitoramento contínuo via treinamentos e, sobretudo, o respeito à vida, como nosso maior valor, o diferencial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário