Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Heinrich e Bird: Prevenção E Controle De Perdas

Heinrich e Bird: Prevenção E Controle De PerdasO primeiro a divulgar a filosofia do acidente com danos à propriedade foi o engenheiro Herbert William Heinrich, na sua obra intitulada Industrial Accident Prevention, no início dos anos 30. Em suas análises chegou à proporção em que para cada 300 acidentes sem lesões, ocorrem 29 acidentes com lesões leves e um com lesão incapacitante. Essa proporção originou a Pirâmide de Heinrich.

O engenheiro Frank Bird Jr., autor da obra Damage Control, aprimorou a estatística apresentada por Heinrich entre os anos 50 e 60 chegando à proporção 600:30:10:1, ou seja:
Pirâmide de Bird
Figura 1 Pirâmide de Bird (Análise de mais de 1 milhão de acidentes)
Essa imagem, conhecida como a Pirâmide de Bird foi baseada na análise de mais de 1 milhão de acidentes.
A representação em pirâmide nos mostra a magnitude estatística desses estudos e também a cadeia de eventos (causas e efeitos) que resultam em danos nas pessoas e nos recursos materiais da organização, e o grande significado que há em levantar e tratar os famosos “quase acidentes”, a base para as ATITUDES PREVENCIONISTAS de todos os atores organizacionais envolvidos.
Outra constatação importante é que os níveis 600:30:10:1 apresentados na pirâmide de Bird são níveis dos quais não temos controle, ou seja, só podemos atuar a partir da identificação e controle sobre os perigos, pois são os perigos que possuem o potencial para resultar em quase acidente, danos e até mesmo a morte. É temerário que lembremos, o PERIGO está lá, rondando, esperando o momento de causar uma perda para a propriedade ou ainda causar danos às pessoas, inclusive.
Posteriormente, foram adicionados outros dois níveis para demonstrar as entradas para esse processo de perdas, de forma que sejam estabelecidos controles para evitar os quase acidentes, evitando assim os respectivos danos à propriedade e os acidentes de menor e maior gravidade. Esses níveis compreendem:
• O Planejamento, a Avaliação e a Gestão do Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional da Organização: definindo as habilidades adequadas, os procedimentos necessários, as avaliações de riscos, planejamento de tarefas, programas de gestão e saúde, controles coletivos e individuais para proteção dos colaboradores.
• O Gerenciamento dos Perigos e Riscos: práticas fora de padrão, atos e condições inseguras em equipamentos e infraestrutura.
Eis então, a Pirâmide com os níveis adicionais:
Pirâmide de Bird adicionando as bases da prevenção
Figura 2 Pirâmide de Bird adicionando as bases da prevenção
Nessa nova Pirâmide, vemos que ao acrescentarmos as novas bases, diminuímos as outras áreas da Pirâmide, o que também demonstra que quão melhor e mais abrangente for o Planejamento, menores (em quantidade e em gravidade) serão os perigos, minimizando as situações onde não temos controle (incidentes, danos à propriedade e danos às pessoas).
Portanto, a prevenção de acidentes e perdas ocorre com um planejamento criterioso, com o gerenciamento das medidas de controle necessárias e com investigações eficientes das ocorrências de incidentes (acidentes e quase acidentes). Muita atenção nos incidentes que ocorrem na sua área de trabalho!

Escrito por:  - http://escoladaprevencao.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário