Está aí uma questão polêmica, mas, como não fugimos de polêmicas, vamos lá he he he.
Será mesmo que extintor de incêndio é EPC? Vejamos a definição de EPC:
![extintor é epc2](http://i1.wp.com/segurancadotrabalhonwn.com/wp-content/uploads/2015/02/extintor-%C3%A9-epc2.jpg?resize=680%2C611)
ANÁLISE DE CASO
EPC = Equipamento de Proteção Coletiva.
Hum nome legal… Vamos analisar item por item, oK?
- Equipamento… O extintor é um equipamento? Sim!
- É de uso coletivo? Bom, isso é bem questionável. Afinal, nunca vi mais de uma pessoa utilizando o mesmo extintor ao mesmo tempo (imagine a cena). Ao contrário do que ocorre com um corrimão de escada, por exemplo.
- Fornece proteção coletiva? Bingoooooooooooooooooo! O extintor não é um equipamento de PROTEÇÃO e sim de COMBATE ao princípio de incêndio. Sim o extintor não é equipamento de combate a incêndio e sim ao princípio de incêndio.
Ele não protege a empresa contra o fogo ele serve apenas para combater o fogo, ou seja, o início do incêndio que já ocorreu, ou seja, já houve perdas pelo menos materiais. E isso é o contrário do que ocorre com um corrimão, por exemplo, que impede totalmente uma queda de altura de nível.
EXEMPLOS DE EPC
O EPC é relacionado a um equipamento que pode proteger várias pessoas ao mesmo tempo, exemplo, enclausuramento acústico de fontes de ruído, proteção de partes móveis de máquinas e equipamentos, corrimãos de escadas, guarda corpos de plataformas, etc.
SOBRE A EXPOSIÇÃO AO RISCO
Outro ponto interessante a observar é que normalmente o trabalhador não fica exposto ao fogo, portanto, ás vezes é complicado dizer que ele (fogo) é um risco do trabalho.
![extintor é epc2](http://i1.wp.com/segurancadotrabalhonwn.com/wp-content/uploads/2015/02/extintor-%C3%A9-epc2.jpg?resize=680%2C611)
CONCLUINDO
Apesar do extintor de incêndio proporcionar proteção a nível coletivo ele não pode ser considerado um EPC. Afinal, ele não é um sistema de proteção fixo a um ponto e não evita acidentes.
Ele é usado depois que acidente (incêndio) ocorreu, ou seja, é usado não para prevenir e sim para remediar.
“Essa matéria foi escrita pelo Nestor do blog Segurança do Trabalho nwn“.
Nenhum comentário:
Postar um comentário