Não estou aqui para fornecer uma fórmula (se alguém a tivesse estaria milionário), nada disso! Estou aqui apenas para dar uma direção, e a partir dessa direção será possível pelo menos ter uma base de onde começar.
QUANTO COBRAR POR UM TRABALHO
Para saber quanto cobrar por um PPRA, montar uma CIPA, fazer PCMAT, PCMSO, LTCAT, Laudo de Insalubridade, ministrar palestra ou DDS, fazer Brigada de Incêndio, montar um Plano de Segurança, fazer Mapa de Risco, dar treinamento de uso de EPI, treinamento de CIPA, treinamento de primeiros socorros, etc. Observe atentamente as dicas:
![Quanto cobrar por um trabalho PPRA/PCMSO/CIPA/PCMAT Quanto cobrar por um trabalho PPRA/PCMSO/CIPA/PCMAT](http://i2.wp.com/segurancadotrabalhonwn.com/wp-content/uploads/2013/07/Quanto-cobrar-por-um-PPRAPCMSOCIPA-PCMAT..jpg?resize=317%2C422)
FATORES MAIS IMPORTANTES A SEREM OBSERVADOS
- Preço médio cobrado no mercado: É necessário saber sobre a média cobrada para a realização do trabalho. A partir da média é necessário ter o primeiro caminho a ser seguido.
- Tamanho da empresa: É importante para determinar uma posição sobre o poder aquisitivo da empresa. Assim podemos estipular por alto o quanto ela poderia pagar pelo nosso trabalho.
- Quantidade de funcionários: Quando se trata de treinamento, quanto mais funcionários a empresa tiver maior poderá ser o valor a ser cobrado. Mais funcionário é igual a mais trabalho.
- Equipamentos necessários para realizar o trabalho (luxímetro, decibelímetro, adiodosímetro, etc).
OUTROS ITENS DEVEM SER ANALISADOS
- Quanto vale o seu tempo/hora: Uma média do valor do seu trabalho será importante para determinar o valor a ser cobrado.
- Turnos de trabalho da empresa: se tiver turnos noturnos que demandarão trabalho, avaliações, ou treinamentos noturnos o isso deverá ser acrescido no valor do trabalho.
- Qual o seu conhecimento acerca do assunto?
- Qual a garantia que você pode dar ao cliente, acerca do trabalho que está produzindo: Quanto mais garantido o seu trabalho, mais valorizado deverá ser.
Esses são apenas alguns dos questionamentos básicos que podemos fazer quando solicitar ou contratar um serviço.
CONCLUSÃO
Se seu conhecimento é profundo, seu trabalho é diferenciado e garantido quem determina o valor a ser cobrado é você.
É importante lembrar que seu tempo que está em questão. A média da sua região deve ser a ser observada e juntando com as outras dicas chegará ao valor justo a ser cobrado.
Quanto mais disputado for o mercado a sua volta menor será o preço, infelizmente…
Faça o seu diferencial e poderá cobrar até muito mais do que os concorrentes cobram a sua volta.
“Essa matéria foi escrita pelo Nestor do blog Segurança do Trabalho nwn“.
Até agora estou sem saber não entendi ainda.....
ResponderExcluirO caminho é esse, muito boa as orientações valeu!
ResponderExcluir