O check list é um grande aliado em favor da segurança do trabalho. Com ele podemos fazer rápidas inspeções no local, maquinário, etc. Apontando os itens irregulares com imensa facilidade. A partir do diagnóstico é lógico que devemos demandar as atenções que as correções nos requerem.
Hoje nos traremos dicas como fazer um check list. Verá que é muito prático e descomplicado.
Será interessante a todos que toparem o desafio. Fazermos em Excel e aprender a trabalhar planilhas é muito importante principalmente para nós da segurança do trabalho que vivemos a fazer planilhas dos mais variados tipos.
SOBRE O CHECK LIST
Alguns campos são indispensáveis para o bom funcionamento do check list. Dos vários tipos de check list existentes daremos atenção a dois deles.
MÃO NA MASSA – ELABORANDO O CHECK LIST
Abra um documento Excel.
Crie um cabeçalho na horizontal e coloque o nome do check list que deseja criar. Deixe no mínimo 10 campos na vertical. Não se esqueça de colocar letras grandes no cabeçalho. Poderá fazê-lo com o campo mesclado ou apenas aumentar o tamanho do campo.
Deixe um campo abaixo do título para que possa dar mais detalhes a algum item a ser verificado com o check list.
Acrescente os campos na horizontal e mescle conforme imagem:
- Item;
- Descrição;
- C;
- NC;
- NA;
- Observações-Medidas.
EXPLICANDO OS CAMPOS DO CHECK LIST
Abaixo a explicação quanto aos referidos campos.
- C, significa “conforme” quer dizer que a condição está dentro do padrão desejável. Que o equipamento está com a devida condição de uso.
- NC, significa “não conforme” quer dizer que a situação está fora do padrão e necessita de cuidados para que torne ao padrão desejado.
- NA, significa “não aplicável” quer dizer que o item do Check list não se aplica à situação, seja lá por qual motivo for.
- Itens Críticos (*)
Na maioria dos Check lists não tem, embora seja muito importante.
É um item impeditivo, ou seja, é usado para impedir o funcionamento do equipamento que está inconforme. É um item que tenta dizer, “não use esse equipamento antes de regularizá-lo, pois este item defeituoso causa até risco de morte”.
É recomendado que todo Check List de máquina ou equipamento tenha definido os itens críticos (se necessário for), isso evita que o equipamento funcione em condições de causar risco ao operador e as pessoas que estão no mesmo ambiente.
Para selecionar um item como crítico, podemos usar asterisco (*) ou negrito, ou criar algo que destaque o item dos demais.
Um modelo com itens críticos aqui.
Um modelo com itens críticos aqui.
CONTINUANDO
Mescle os campos um a um até que estejam do tamanho adequado, veja na imagem.
Selecione todas as células e clique com o botão direito do mouse e selecione a opção formatar células. Escolha a borda desejada e clique “OK”.
Selecione os últimos 3 campos da planilha na horizontal clique em “mesclar células”. Escreva dentro do campo:
- Legenda:
- C = Conforme
- NC = Não Conforme
- NA = Não se Aplica
Selecione os três últimos campos e clique com, botão direito e selecione formatar células. Dentro do campo clique em “alinhamento”, escolha as opções centro, clique em “OK”.
Se quiser baixar o check list que acabamos de fazer clique aqui.
Terminando…
De posse de um formulário nos moldes dos passos descritos acima, é só ir colocando os itens a serem verificados de forma consciente para que o formulário seja eficaz. Assim se faz um check list!
Vale lembrar que existem vários outros tipos de check list, esse é apenas um dos vários tipos disponíveis. Porém se conseguiu fazer esse conseguirá fazer outros que desejar.
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